Institucional

Institucional

Curso de Princípios e Regras (2)O Instituto Conceito nasceu com o objetivo precípuo de constituir um centro de excelência para a educação jurídica: não só para a educação jurídica academicamente concentrada, mas também para a educação jurídica profissionalmente relevante.

Para tanto, desde sua origem, o Instituto Conceito enfatiza dois pilares fundamentais: a vocação educacional e o empenho didático de seus professores, por um lado, e a inovação metodológica para uma aprendizagem efetiva, por outro lado.

Nossos professores são academicamente qualificados e profissionalmente atuantes. Apresentam experiência tanto no universo exigente da pós-graduação jurídica como na constelação indispensável das profissões jurídicas. São reconhecidamente acadêmicos sérios e profissionais exemplares. Além disso, nossos professores são didaticamente bem-sucedidos: a comunicação clara, responsável e zelosa com os alunos é uma exigência indispensável que eles cumprem.

Nossa preocupação com o método adequado para uma aprendizagem eficaz é permanente. Assim, em vez de nos apegarmos ao método tradicional em que o professor é visto como o detentor exclusivo do conhecimento, enquanto os alunos são tratados como um repositório passivo e vazio, preocupamo-nos em inovar metodologicamente, adotando as lições fundamentais da didática contemporânea. Portanto, investimos na responsável e autocrítica (co)participação dos alunos na construção dialógica e ativa do conhecimento.Institucional3

Como centro de excelência, o Instituto Conceito abrange diversas formas de contribuição para a educação jurídica. Em seu início, enfocou a preparação rigorosa para seleções públicas de renomados programas de pós-graduação jurídica.

Agora, oferece também cursos de extensão que, em primeiro lugar, são relevantes para graduandos, mas que também são inclusivos de graduados, pós-graduandos e pós-graduados. É que nossos cursos de extensão são concebidos, antes de tudo, para estimular a reflexão jurídica em temas específicos que são centralmente importantes na formação jurídica.

Além disso, o Instituto Conceito também oferece cursos de extensão especificamente

destinados a línguas estrangeiras. Ministrados por professores com vivência linguística e cultural e com formação adequada, esses cursos visam a promover a internacionalização dos conhecimentos e das práticas jurídicas produzidas no Brasil.

Acima de tudo, estabelecemos o compromisso originário de fomentar, em diversos aspectos e mediante diversas atuações, a educação jurídica brasileira, estimulando a racionalidade (auto)crítica, a Curso de Princípios e Regrasaprendizagem questionadora e a integração internacional de nossos alunos.