CURSO INTENSIVO PREPARATÓRIO PARA O MESTRADO EM DIREITO DA UNIFOR – 2016

CURSO INTENSIVO PREPARATÓRIO PARA O MESTRADO EM DIREITO DA UNIFOR – 2016

9715
Compartilhe

O Instituto Conceito lança, em parceria com a Escola Superior da Advocacia – ESA,  o preparatório intensivo exclusivamente focado na seleção do Mestrado em Direito da UNIFOR.

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um curso concebido com dois módulos, sendo um destinado às 6 obras recomendadas no edital e o outro, à preparação do projeto de pesquisa, com aula de metodologia da pesquisa e realização de banca simulada. No primeiro módulo, cada obra será abordada explicativa e criticamente em aulas expositivas.

O corpo docente abrange professores que têm atuação acadêmica reconhecida e expertise nas obras trabalhadas, sendo composto de mestrandos/mestres e de doutorandos/doutores pelos Programas de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Ceará. O curso compreende tanto a vertente de Direito Público como a de Direito Privado, possuindo, no total, 35 h/a. Os encontros ocorrerão aos sábados pela manhã, entre 09h e 12h, e pela tarde, entre 14h e 17h, conforme a programação abaixo divulgada.

INSCRIÇÕES

O investimento é de R$ 750,00, que pode ser parcelado no cartão. As inscrições poderão ser feitas diretamente na secretaria da ESA ou através do e-mail fesac@fesac.org.br.

O curso garante o desconto na anuidade da OAB, para os advogados com registro na seccional do Ceará!

Maiores informaçõescontato@institutoconceito.com

PROGRAMAÇÃO

As aulas ocorrerão na ESA, localizada na Av. Desembargador Moreira, 2355 B, Dionísio Torres, Fortaleza/CE, nos seguintes horários:

(1) Aula de abertura (27/02, – 09h30 às 11h30): apresentação do curso e apresentação do Programa de Pós-graduação da Unifor (seleção, linhas de pesquisa, bolsas, métodos de estudo, objetivos a serem traçados, experiências anteriores)

(2) Módulos
(2.1) Geral
(2.1.1) Teoria dos Direitos Fundamentais de Robert Alexy (2 aulas: 05/03 e 12/03 – 09h às 12h);
(2.1.2) Teoria da Norma Jurídica de Arnaldo Vasconcelos (2 aulas: 19/03 e 02/04 – 09h às 12h);
(2.1.3) Aula de metodologia e elaboração do projeto de pesquisa (02/04 – 14h às 17h);

(2.2) Direito público
(2.2.1) Levando os direitos a sério de Ronald Dworkin (2 aulas: 09/04 e 16/04 – 09h às 12h);
(2.2.3) Desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen (1 aula: 23/04 – 09h às 12h);

(2.3) Direito Privado

(2.3.1) Direitos Fundamentais e relações privadas de Daniel Sarmento (2 aulas: 09/04 e 16/04 – 14h às 17h);

(2.3.2) Na Medida da Pessoa Humana de Maria Celina Bodin Moraes (1 aula: 23/04 – 14h às 17h);

(3) Banca de avaliação dos projetos (30/04 – horário a ser agendado)

98 COMENTÁRIOS

    • Sim, cara Cinthia Maia. Lançaremos em fevereiro o preparatório para o Mestrado da UFC. O curso iniciará em abril.

  1. Fiz o curso ano passado, consegui a aprovação e reputo RECOMENDADÍSSIMO a quem quer que queira se submeter à seleção da Unifor.

    • Muito obrigado, caro Eduardo Horácio, por suas palavras de aprovação e encorajamento! E parabéns por sua admissão ao excelente Mestrado da UERJ!

    • Caro Samuel, estamos sempre abertos a críticas. Quando quiser expressá-las, ficaremos felizes em poder contar com sua contribuição sobre como melhorar a cena acadêmica de nosso estado e em conhecer seus projetos, caso tenha algum.

    • Instituto Conceito não entendo a necessidade de um cursinho preparatório pra seleção de mestrado. O que andam ensinando nos cursos de graduação hoje em dia?

    • A necessidade é avaliada, subjetivamente, por aqueles que se inscrevem no curso. Veja que a seleção não exige do candidato que ele tenha feito um curso. Parece-nos que nem todos tiveram, durante a graduação, uma formação acadêmica que os assegure para uma seleção de mestrado de alto nível, como a da Unifor, mas mesmo essa percepção deve ser avaliada por quem pretende entrar no curso, ou não.

    • Samuel Miranda rapaz, se vc não quer ou não tem interesse, acho extremamente desnecessário o comentário!!! Até pq, se pensássemos assim, deveriam acabar os cursos pra concurso, afinal, a graduação ensinou “tudo”!

    • Na Esa – Escola Superior De Advocacia – Ceará. No link acima, você encontrará o endereço preciso, caro Aldizio.

  2. Prezados, na Unifor assim como na UFC, tem a possibilidade de entrar em vagas de bolsa? Ou no caso da Unifor qualquer vaga é paga? Vocês saberiam informar isso? Obrigada.

    • Cara Liana, há sim diversos tipos de bolsas, incluindo modalidades integrais. Você pode buscar essas informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação da Unifor. Além disso, em nosso curso, teremos uma aula de abertura que contará com um Professor que fez o mestrado lá e que poderá lhe fornecer mais informações.

    • É possível sim. Não há requisitos que não seja o interesse na programação. Entretanto, devemos alertar que a seleção propriamente dita da Unifor ocorre durante este primeiro semestre.

    • Não, Leyridiana. Nosso curso também está aberto para aqueles que, embora não pretendam fazer a seleção da Unifor, gostariam de se aproximar das obras referidas.

    • Parabéns, Dr. Vitor Júnior. Vai sair desse curso renovado. Grande abraço !!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta